4.ª ronda de negociações do Comité Militar Misto Líbio inícia-se em Genebra
Genebra, Suíça (PANA) - A quarta ronda de negociações da Comissão Militar Mista Líbia (CML) começou nesta segunda-feira no Palácio das Nações em Genebra (Suíça), com a participação da representante especial Interina do Secretário-Geral das Nações Unidas (ASRSG) e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL, sigla em inglês), Stephanie Williams.
O trabalho do Comité Misto de Gestão 5+5, na sua vertente de segurança, é uma das três pistas intra-líbias em que a UNSMIL está a trabalhar, juntamente com as vertentes económica e política, que emergiram da Conferência de Berlim (Alemanha) sobre a Líbia, ocorrida em janeiro de 2020.
Estas vias foram aprovadas pela resolução 2510 de 2020 do Conselho de Segurança, que apelou a ambas as partes para chegarem a um acordo de cessar-fogo permanente.
O lançamento desta ronda de negociações é marcado por reuniões presenciais entre delegações de ambas as partes do conflito na Líbia.
A reunião começou com a interpretação do hino nacional líbio, a que se seguiram observações de abertura do RSSG e dos chefes das duas delegações.
As discussões nesta ronda continuarão até 24 de outubro corrente.
A UNSMIL declarou que esperar que as duas delegações chegassem a um acordo sobre todas as questões pendentes, a fim de alcançarem um cessar-fogo abrangente e permanente em toda a Líbia.
Lembrou o apelo lançado a 23 de março pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, para um cessar-fogo abrangente e para que todas as partes em conflito pusessem de lado seus sentimentos de desconfiança e pusessem fim a todas as hostilidades.
A UNSMIL disse, numa declaração, apreciar a liderança de ambas as partes por facilitarem esta ronda de negociações.
Agradeceu-lhes igualmente por terem ido a Genebra nas condições inabituais devidas à pandemia da covid-19.
-0- PANA AR/ASA/IS/DIM/DD 20outubro2020