Agência Panafricana de Notícias

3ª reunião do diálogo político interlíbio abre na Argélia

Argel, Argélia (PANA) – Vários líderes e responsáveis de partidos políticos e ativistas líbios participaram, esta quarta-feira, em Argel, na abertura dos trabalhos da terceira reunião do diálogo interlíbio sob a égide das Nações Unidas, destinado a encontrar uma solução política para a crise na Líbia.

Presidida pelo ministro argelino dos Assuntos Magrebinos, União Africana e a Liga dos Estados Árabes, Abdelkader Messahel, a cerimónia de abertura realizou-se na presença do enviado especial das Nações Unidas para a Líbia, Bernardino Leon.

Além das questões ligadas à formação dum Governo de União Nacional, os participantes terão igualmente, durante dois dias, a refletir sobre os arranjos de segurança bem como os últimos desenvolvimentos da situação na Líbia, precisou Messahel citado pela Agência Argelina de Notícias (APS).

A participação nesta reunião « será mais considerável na medida em que novas personalidades líbias influentes no terreno vão juntar-se a esta nova ronda », sublinhou o governante argelino.

Esta terceira reunião em Argel inscreve-se no quadro dos esforços envidados pela Argélia para reunir as partes líbias em torno da mesa de diálogo a fim de chegar a uma solução política para a crise política e segurança neste país, agravada pela existência de dois Governos e de dois Parlamentos que disputam o poder.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 03junho2015