Agência Panafricana de Notícias

39 terroristas mortos em confrontos com forças multinacionais na bacia do Lago Tchad

Abuja, Nigéria (PANA) – Trinta e nove terroristas da seita terrorista Boko Haram  foram mortos e numerosos equipamentos bélicos deles apreendidos quarta-feira,  anunciaram as Forças Operacionais Multinacionais (MNJTF).

Num comunicado, o porta-voz das forças operacionais, o coronel Timothy Antigh, disse que 20 soldados ficaram feridos nos combates.

A MNJTF, uma coligação de soldados da Nigéria e dos países vizinhos do nordeste do Tchad, Camarões e Níger,  foi desdobrada para combater a seita Boko Haram e outras formas de criminalidade que afetam estes países.

"No prosseguimento da operação Yancin Tafki, em curso na localidade do Lago Tchad, as tropas da MNJTF e as forças nacionais infligiram uma nova derrota aos terroristas de Boko Haram.

Os terroristas, que atacaram a posição das tropas em Cross Kaura, foram invadidos pela MNJTF e pelas tropas nacionais, o que causou 39 mortos e a apreensão de vários equipamentos durante a contra-ofensiva.

Ao mesmo tempo, o chefe do Estado-Maior do Exército tchadiano, o general Tahir Erda, efetuou uma visita às tropas combinadas envolvidas no quadro da operação Yancin Tafki em primeira linha.

Advogou uma colaboração regional contínua para se pôr termo à subida da insurreição na bacia do Lago Tchad, exortando às tropas a promoverem boas relações entre si para alcançarem o objetivo da operação em curso.

 -0- PANA MON/AR/ASA/JSG/FK/DD 18abril 2019