Lusaka, Zâmbia (PANA) - A equipa de segurança comum da Zâmbia deteve 39 Etíopes por entrada ilegal na Zâmbia, soube a PANA de fonte segura.
O comissário de Polícia da província de Lusaka, Luckson Sakala, confirmou a detenção quinta-feira aos Serviços de Informação da Zâmbia, propriedade do Estado.
Sakala declarou que a operação conjunta do distrito de Luangwa intercetou o grupo na província de Katondwe, no distrito de Luangwa, acrescentando que os emigrantes ilegais pareciam ter andado a pé na floresta jours.
O comissário do distrito de Luangwa, Julius Sikasote, revelou que os 39 Etíopes passaram pelo Malawi, por Moçambique e pela Zâmbia a fim de poderem deslocar-se ao seu destino final, a Áfrrica do Sul, a partir do Zimbabwe.
Explicou que os Etíopes se deslocaram em três grupos, apelando ao Departamento da Emigração do Ministério dos Assuntos Internos para administrar a controlar a fronteira do distrito.
Um dos emigrantes, identificado como Justin, declarou ter percorrido a pé todo o caminho, a partir da Etiópia, desde setembro de 2000.
-0- PANA MM/AR/BAI/IS/FK/DD 18fev2021