Agência Panafricana de Notícias

38 oficiais do Exército em reforma compulsiva na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) – O Exército nigeriano anunciou segunda-feira a reforma compulsiva de 39 oficiais seus por alegações de corrupção e setarismo, mas considerou "exagerados" os dados avançados pela imprensa local sobre a reforma de 50 a 200 efetivos.

Entre os oficiais reformados compulsivamente figuram nove generais de divisão, 10 generais de brigada, sete coróneis, 11 tenentes-coronéis e um major.

O Exército anunciou sexta-feira à noite ter mandado à reforma um número não precisado de oficiais, sem precisar os nomes nem os números, o que provocou especulações na imprensa.

O porta-voz do Exército nigeriano, coronel Sani Kukasheka Usman, disse, numa declaração, que os oficiais abrangidos foram reformados por exigências da vida militar e em conformidade com a lei das Forças Armadas.

« É essencial lembrar a todos que o Exército nigeriano é uma instituição profissional regida pelas normas mais elevadas de disciplina e de conduta. Por conseguinte, o seu pessoal deve manter-se profissional, neutro e apolítico em qualquer momento », indicou.

-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 13junho2015