38 civis mortos em ataque armado no centro do Mali
Bamako, Mali (PANA) - Trinta e oito pessoas, todas civis, foram mortos durante um ataque perpetrado por homens armados não identificados em duas aldeias da comuna de Koro, na região de Mopti, no centro do Mali, soube a PANA terça-feira de fontes concordantes.
No total, 24 pessoas pereceram em Dangafani II e 14 em Yoro, a cerca de 135 quilómetros de Koro, para a fronteira do Burkina Faso, revelam as mesmas fontes.
Acrescentam que assaltantes que tencionavam atacar a localidade de Dangafani II, foram repelidos por jovens pertencentes a uma brigada de vigilância.
Porém, eles voltaram por volta das 19 horas para matarem e ferirem pessoas, disseram.
Os assaltantes roubaram gado e incendiaram casas, segundo as mesmas fontes que não revelam a direção tomada por estes últimos nem o tipo de meios de transporte que tinham.
São provavelmente os mesmos homens armados que terão atacado um camião em Yoro, localidade situada não longe de Dangani II.
Mandaram sair os passageiros e executaram 14 dentre eles, revelam as mesmas fontes, sublinhando que estas duas localidades são habitadas maioritariamente por Telem, pessoas pequenas que coabitam com os Dogon (caçadores).
O Exército maliano enviou um reforço ao local do sinistro para esclarecer as circunstâncias exatas desta ofensiva inimiga e encontrar eventuais cúmplices, indicam as mesmas fontes.
-0- PANA GT/TBM/SOC/MAR/DD 19junho2019