Agência Panafricana de Notícias

38 chefes de Estado africanos na cimeira França-África

Nice- França (PANA) -- Pelo menos 38 chefes de Estado africanos participam, esta segunda-feira, na 25ª cimeira franco-africana que atribui uma posição importante à economia marcada pela participação dos representantes de várias empresas e organizações sindicais.
Entre os estadistas africanos presentes figuram os Presidentes Mohamed Ould Abdel Aziz da Mauritânia, Abdoulaye Wade do Senegal, Blaise Compaoré do Burkina Faso e Thomas Boni Yayi do Benin.
A cimeira de Nice, que pretende priorizar o acréscimo do volume dos investimentos em África e ajudar na luta contra a pobreza, iniciou os seus trabalhos com debates sobre questões como ambiente de negócios, financiamento de empresas em África, formação profissional, responsabilidade social e clima das empresas bem como fontes energéticas do futuro.
A cimeira de Nice conta igualmente com a presença de representantes de várias organizações internacionais, das quais a União Europeia (UE), a Organização Internacional da Francofonia (OIF), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Comissão da União Africana (CUA) e o Banco Mundial (BM).
A novidade da cimeira África-França de 2010, a primeira do género sob a liderança do Presidente francês Nicolas Sarkozy reside na participação das empresas e organizações sindicais.