370 emigrantes clandestinos intercetados ao largo das costas da Líbia
Trípoi, Líbia (PANA) - Mais de 370 migrantes clandestinos foram intercetados domingo no mar Mediterrâneo, ao largo das costas da Líbia por agentes da Guarda Costeira líbia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Para a OIM, o fenómeno ilustra a persistência da emigração clandestina a partir deste país da África Setentrional.
A porta-voz da instituição, Safa Msehli, indicou na sua conta twitter que "os migrantes estavam a bordo de seis barcos, entre eles homens, mulheres e crianças, que tentavam atravessar o Mediterrâneo nas últimas 24 horas“, acrescentando que “eles foram intercetados e exulpsos para a Líbia.", donde vinham.
Msehli confirmou que os mesmos indivíduos "foram todos transferidos para um centro onde estão em detenção arbitrária.”
"O pessoal da OIM esteve no local para fornecer uma ajuda de emergência necessária. Mas, nós sublinhamos que a Líbia não é um porto seguro”, lê-se no tweet.
País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da migração clandestina, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com um fluxo importante de candidatos à emigração clandestina para a Europa.
Eles são vítimas de redes de tráfico de seres humanos que se aproveitaram da situação de insegurança na Líbia para explorar emigrantes.
Nove mil e 400 migrantes clandestinos foram socorridos desde o início do ano de 2020, enquanto 184 outros pereceram e 247 foram dados como desaparecidos, de acordo com as estatísticas da OIM.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 2nov2020