37 mortos em novo ataque "terrorista" no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Pelo menos 37 civis e militares morreram, quarta-feira de manhã, em emboscada montada contra um cortejo de cinco autocarros, escoltado por militares, a caminho da mina de ouro de Boungou, no eixo Ougarou-Boungou, na província de Tapoa, no leste do Burkina Faso, soube a PANA esta quinta-feira de fonte oficial.
Num comunicado, o governador da província do leste, coronel Saïdou Toussaint Prosper Sanou, indica que 60 outras pessoas ficaram feridas neste ataque, que visou o cortejo que transportava os trabalhadores da mina de ouro da SEMAFO SA.
"As forças de defesa e segurança lançaram uma operação para socorrer as pessoas feridas e começaram uma operação de patrulha da zona”, garantiu por seu lado o ministro da Comunicação, Remis Dandjinou.
Ele exortou, por outro lado, as populações à vigilância, tranquilizando-as sobre “o compromisso das forças de defesa e segurança de restabelecer a tranquilidade nas nossas províncias”.
Este ataque acontece no dia seguinte à visita da ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly, em Ouagadougou, que sublinhou que a luta contra o terrorismo teve resultados positivos e anunciou o início de uma operação antiterrorista denominada “Boungou 4”.
O Sahel e o leste do Burkina Faso são zonas expostas ao terrorismo há alguns anos.
No início desta semana, o governador da província do leste prorrogou o recolher obrigatório até janeiro de 2020, devido à ameaça terrorista.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/IZ 07nov2019