37 bandidos mortos no noroeste da Nigéria
Abuja, Nigéria (PANA) – Trinta e sete bandidos foram abatidos e 80 pessoas raptadas foram resgatadas nas últimas duas semanas, no Estado Zamfara, conturbado e confrontado com a violência, no noroeste da Nigéria, anunciou o Exército nigeriano.
De acordo com a mesma fonte, seis soldados morreram durante a operação, batizada Sharan Daji, realizada de 4 a 14 de fevereiro de 2019.
O porta-voz da operação Sharan Daji no Estado conturbado, o comandante Clement Abide, declarou, num comunicado, que entre os reféns resgatados, figuram homens, mulheres e crianças.
Apesar de o major Abiade não fornecer pormenores sobre as circunstâncias da morte dos soldados, ele acrescentou que os mesmos foram mortos na zona do território local de Bini Maru, quando regressavam à sua base militar.
Acrescentou que seis supostos bandidos e seus aliados foram detidos e que várias armas, munições e bovinos roubados foram recuperados.
Abide acrescentou que os suspeitos teriam sido entregues à Polícia para inquéritos e uma eventual ação judicial.
A componente das Forças Aéreas Nigerianas (NAF), da operação Sharan Daji, lançou vários raides aéreos em torno da floresta de Dumburum, que permitiram libertar 80 refens.
Várias centenas de pessoas foram mortas em Zamfara no ano transato por bandidos armados que invadem cidades a seu bel-prazer.
Muitas pessoas foram igualmente sequestradas por bandidos que continuaram a exigir o pagamento dum resgate, apesar dos esforços das forças de segurança para as libertarem.
-0- PANA MON/AR/ASA/TBM/DD 18fev2019