37 Malianos testados positivos à covid-19 na Mauritânia desaparecem no Mali
Bamako, Mali (PANA) –Trinta e sete Malianos testados positivos ao coronavírusna Mauritânia, desapareceram durante uma escala em Diema, na região de Kayes (oeste maliano), a cerca de 350 quilómetros de Bamako, a cidade capital maliana, soube a PANA de fonte oficial no local.
Os Malianos em causa, expulsos da Mauritânia por causa desta infeçao, estavam a ser transportados para Bamako por um autocarro climatizado e fretado pelo Estado maliano, de acordo com a mesma fonte.
O Governo maliano constatou os factos com "espanto”, segundo um comunicado transmitido à PANA, nesta sexta-feira.
Porém, o Governo lembrou, a cada um destes cidadãos, a sua responsabilidade plena e inteira pela proteção da sua própria família e de toda a população maliana, neste contexto da pandemia de coronavírus.
Advertiu que comportamentos como estes que fogem do rigor do protocolo sanitário decidido pelo comité científico são passíveis de perseguições judiciais.
Segundo o comunicado, trata-se de atos deliberados que põem em causa terceiras pessoas e minam os esforços do Estado para romper a cadeia de transmissão deste vírus.
O Governo maliano lançou um apelo urgente a estas pessoas para que se apresentem livremente perante autoridades sanitárias a fim de cumprirem o seu período de quarentena e minimizar os riscos de transmissão às suas famílias e a terceiros.
O Governo advertiu que a lista destas pessoas será comunicada às autoridades competentes para que elas sejam procuradas e eventualmente assistidas em conformidade com o protocolo de luta contra a covid-19.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 29maio2020