362 novos migrantes socorridos na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Pelo menos 362 migrantes foram resgatados, de 27 de março a 02 de abril, e conduzidos à Líbia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM), numa altura em que o drama da emigração clandestina continua com o naufrágio de 90 migrantes no Mediterrâneo sábado.
Numa publicação sobre a atualização da situação dos migrantes na Líbia, o Gabinete da OIM esclarece que, desde o início de 2022, um total de 3.456 migrantes irregulares foram resgatados e devolvidos à Líbia e dos quais 2.961 homens e 107 menores do sexo masculino.
A mesma fonte acrescentou que 74 migrantes morreram e 244 foram dados como desaparecidos entre 01 de janeiro e 31 de março deste ano, incluindo 348 mulheres e 40 menores do sexo feminino.
A OIM lembra que, em 2021, pelo menos 32.425 migrantes foram resgatados ou intercetados e levados à Líbia, enquanto 662 morreram e 891 foram dados como desapareceram no período de janeiro a dezembro.
Segundo a Médicos Sem Fronteiras (MSF), 90 migrantes morreram no Mediterrâneo sábado, enquanto uma canoa superlotada com uma centena de pessoas a bordo deixou a costa líbia alguns dias antes com destino à Europa.
Apenas quatro sobreviventes foram resgatados por um navio petroleiro na costa da Líbia sábado, 02 de abril, acrescentou a MSF.
Um país de trânsito e destino de migrantes, a Líbia está confrontada nos últimos anos com ondas de migrantes ilegais que procuram atravessar o Mediterrâneo rumo às costas europeias.
Esses migrantes são muitas vezes vítimas de redes de contrabando e tráfico de seres humanos que se aproveitam da insegurança deste país da África do Norte para os explorar.
-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/IZ 05abril2022