Agência Panafricana de Notícias

360 refugiados congoleses transferidos para norte do Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – Cerca de 360 Congoleses de origem burundesa foram encaminhados segunda-feira pelo Escritório Nacional de Proteção dos Refugiados e Apátridas (ONPRA) para um campo de trânsito aberto em Kiremba, mais no norte do Burundi, soube-se de fonte humanitária em Bujumbura.

Esta operação surge após eles terem passado noites a céun aberto em Cibitoke, uma província docidental do país, fronteiriça do leste da República Democrática do Congo (RDC) donde fugiram nestes últimos tempos, devido às tensões étnicas crescentes com algumas tribos autóctones de Bafulelo e de Maï-Maï.

Segundo o responsável da administração e da segurança dos campos dos refugiados da ONAPRA, Samuel Ndayisega, a logística para a assistência correta destes requerentes está desta vez pronta no campo de trânsito de Kiremba onde há mantimentos e mantas para se abrigar das intempéries.

O essencial dos fugitivos é constituído, neste preciso momento, por mulheres e crianças, enquanto os homens ficaram para continuam a resistir e proteger seus bens dificilmente adquiridos durante anos de vida na RD Congo onde a maioria deles exerce atividades agrícolas e pecuárias.

As hostilidades que duram há meses no leste da RD Congo, entre a rebelião congolesa do M23 e as tropas governamentais, levam igualmente ao exílio, no Burundi, um fluxo contínuo de outros refugiados congoleses, indica-se.

-0- PANA FB/AAS/CJB/DD 02out2012