Agência Panafricana de Notícias

36 pessoas mortas no Mali em empurrões no estádio de Bamako

Bamako, Mali (PANA) – Pelo menos 36 pessoas morreram e 64 outras ficaram feridas, segunda-feira à noite, em empurrões registados no Estádio Omnidesportivo Modibo Kéita da capital maliana, Bamako, durante um sermão do imame Ousmane Chérif Madani Haïdara, por ocasião da festa de Maouloud, que celebra o nascimento do profeta Maomé, segundo um comunicado governamental.

A nota precisa que, desde o anúncio desta tragédia, o Presidente maliano, Amadou Toumani Touré, enviou o primeiro-ministro, Modibo Sidibé, acompanhado de vários ministros do seu Governo, para assistir os feridos no hospital Gabriel Touré.

O Governo prometeu que todas as disposições serão tomadas para determinar as circunstâncias exatas desta tragédia.

O diretor do hospital Gabriel Touré, Abdoulaye Néné Coublibaly, confiou ao diário nacional « l'Essor » que, entre as pessoas internadas no estabelecimento hospitalar, três sofriam de traumatismo craniano e as 61 outras de ferimentos ligeiros.

A maioria das vítimas são mulheres, ou seja 33 dos 36 mortos.

Lembre-se que, no ano passado, empurrões ocorridos nos arredores da mesquita Djingarey-Ber, em Tombouctou (norte), fez 26 mortos e 40 feridos, durante o aniversário do nascimento do profeta Maomé que agrupou cerca de quatro mil fiéis para o serão de leitura do Santo Corão e para orações.

-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 22fev2011