Agência Panafricana de Notícias

36 pessoas mortas de cólera em um mês no leste da RDC

Kinshasa, RD Congo (PANA) – A cólera matou 36 pessoas das 645 afetadas pela epidemia entre 27 de fevereiro e 26 de março deste ano, em Kisangani, na província oriental da República Democrática do Congo, indica o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA).

De acordo com a mesma fonte, novos casos continuam a registar-se, ao passo que as vacinas não estão disponíveis e se precisa de medicamentos para o tratamento dos doentes.

O OCHA assinala, por outro lado, que cerca de 20 mortes devidas à meningite foram registadas desde o início deste ano nesta província.

A Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RDC (MONUSCO) prometeu um contentor de víveres para as pessoas hospitalizadas, indica-se.

Devido à situação prevalecente nesta localidade, o ministro da Saúde Pública, Victor Makweng Kaput, está desde quarta-feira em Kisangani, à frente duma delegação de pessoal médico e humanitário dos quais os representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na RDC.

-0- PANA KON/JSG/FK/IZ 31março2011