35 novos óbitos relacionados com coronavírus na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - O Ministério tunisino da Saúde anunciou, domingo à noite, 35 novos óbitos ligados ao coronavírus (covid-19) em 24 horas, elevando a quatro mil 800 o total de registado no país desde o início da pandemia a 2 de março último.
O país somou igualmente mil 565 novas infecções após testes laboratoriais em 4mil 681 amostras, disse o Ministério num comunicado.
O total de curas é de 107 mil 049 de 143 mil 544 portadores do vírus mortal, lê-se no mesmo documento.
Segundo o Ministério, mil 587 pacientes estão atualmente hospitalizados, dos quais 342 em unidades de cuidados intensivos.
Reagindo à situação epidemiológica prevalecente no país, o diretor-geral da Autoridade Nacional de Avaliação Sanitária e Garantia de Qualidade, Chokri Hamouda, afirmou que as contaminações na Tunísia estão a aumentar.
Acrescentou que o número de pessoas que respeitam o protocolo sanitário no país não ultrapassa os 40 por cento o que, segundo ele, não facilita o trabalho que consiste em conter infeções.
O vírus sofreu mutações várias vezes desde o seu aparecimento, o que lhe permite adquirir uma nova variante altamente contagiosa no Reino Unido e noutros países, segundo o diretor-geral.
No entanto, assegurou que a nova variante não foi descoberta na Tunísia, embora, prosseguiu, não se possa dizer com certeza que ainda não tenha entrado no país.
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 04janeiro2021