Tripoli, Líbia (PANA) - Trezentos e 40 migrantes clandestinos foram resgatados pela Guarda Costeira líbia ao largo das costas do país e trazidos de volta ao porto de Tripoli, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
"O pessoal da OIM está no ponto de desembarque, em Tripoli, para ajudar 340 pessoas, entre homens, mulheres e crianças, que foram hoje devolvidos à Líbia pela Guarda Costeira", indica a OIM numa nota postada no seu site web.
A OIM assegura que o seu pessoal continuou a prestar assistência de emergência após o desembarque, reiterando ao mesmo tempo que a Líbia "não é um porto seguro".
Um total de 469 migrantes, incluindo 384 homens e 35 jovens menores, foram recambiados pela Guarda Costeira líbia durante os dois primeiros meses de 2021, segundo ainda a OIM.
No mesmo período, acrescenta, 12 pessoas foram dadas como mortas e 67 como desaparecidas, incluindo 44 mulheres e seis menores de idade.
Em 2020, pelo menos 11.881 migrantes ilegais foram recambiados para a Líbia, enquanto 386 morreram no mar e 597 desapareceram, de acordo com estatísticas da agência onusina para as migrações.
A Líbia, país de trânsito e de destino para a imigração ilegal, tem sido confrontada, nos últimos anos, com um grande fluxo de migrantes alguns dos quais procuram atravessar o Mediterrâneo para a Europa.
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 21fev2021