34 mortos em emboscada no centro-norte do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Trinta e quatrp pessoas, das quais 42 soldados, morreram numa embuscada terça-feira última em Namsiguia, na província de Ban, no centro-norte do Burkina Faso, anunciou o Exército burkinabe.
As vítimas encontravam-se a bordo de um comboio de abastecimento escoltado por unidades militares, que regressava de Djibo, e que caiu nesta armadilha mortífera, segundo a mesma fonte.
Os combates, particularmente violentos, que se seguiram a este ataque, causaram perdas avultadas, apesar da "reação vigorosa" das unidades militares, explicou o Exército num comunicado.
“O balanço provisório estabelecido após as primeiras "operações de limpeza" aponta para 34 mortos, dos quais 31 militares e três Voluntários para Defesa da Pátria (VDP) e cerca de 20 feridos, evacuados imediatamente e atendidos em estruturas de saúde”, acrescentou o Exército.
Cerca de 10 elementos envolvidos no golpe continuam a ser procurados por agentes enviados para o reforço foram mobilizados para darem sequência a operações de busca e resposta, segundo a mesma fonte, que informou por outro lado que "mais de 40 terroristas foram neutralizados.
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas “inclina-se em memória dos militares e dos VDP que tombaram no campo de honra e deseja rápidas melhoras aos feridos”. Saúda “o empenho destes bravos combatentes na obra de reconquista do território nacional e os sacrifícios feitos pela Pátria”, conclui o comunicado.
-0- PANA NDDT/JSG/MAR/DD 28junho2023