34 árbitros cabo-verdianos de futebol participam em curso de elite da FIFA
Praia, Cabo Verde - (PANA) – Um grupo de 34 árbitros todos de Cabo Verde, participam de segunda à sexta-feiras num segundo curso de elite, promovido pela Comissão Nacional de Arbitragem (CNA), com o apoio da Federação Internacional de Futebol (FIFA), soube a PANA de fonte oficial.
O curso, conforme o presidente da CNA da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Eliseu Cardoso, que reúne os melhores das regiões desportivas, visa capacitar os árbitros cabo-verdianos com vista à nova época futebolística.
O objetivo central da realização desta formação, avançou o responsável da CNA, passa pela criação do ranking dos árbitros de Cabo Verde, após a avaliação durante as formações de elite e no campeonato nacional de futebol do país.
Já para o presidente da FCF, Mário Semedo, esta formação visa, sobretudo, servir a arbitragem cabo-verdiana, não obstante todo o esforço financeiro que carrega.
Lembrou que as formações em arbitragem não são financiadas “especificamente” pela FIFA, mas sim através de um montante disponibilizado e denominado “operacional coast” (custos de operação).
“A federação tem direito a um montante, denominado “operacional coast, e depende de políticas de cada federação de apostar ou não em determinados objetivos. E nós temos apostado sempre em cursos de arbitragem e em outras áreas”, precisou.
O dirigente máximo do futebol cabo-verdiano acrescentou ainda que os campeonatos nacionais seniores masculino e feminino são também organizados por meio do montante disponibilizado pela “operacional coast.“
“Há uma imagem errada de que a FIFA dá dinheiro para fazer cursos de arbitragem, mas isto não corresponde à verdade”, frisou.
Para a seleção dos formandos do curso, a ser ministrado por dois técnicos da FIFA, nas instalações da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), na cidade da Praia, foram levados em conta o desempenho dos árbitros no último campeonato nacional, a idade e os testes físicos da última formação de elite, que aconteceu em agosto de 2021.
Durante esses cinco dias, os formandos vão discutir, através de imagens e vídeo, alterações das leis do jogo e a execução prática.
-0- PANA CS/DD 25out2022