Túnis, Tunísia (PANA) - Trezentos e 36 Tunisinos foram autorizados a atravessar a fronteira sexta-feira para regressarem às suas regiões de origem, depois de bloqueados durante vários dias do lado líbio do posto fronteiriço de Ras Jedir, anunciou o governador de Medenine (sul tunisino), Habib Chaouat.
O governador não deu qualquer explicação sobre as razões deste atraso para estes indivíduos entrarem no seu território, mas observadores acreditam que o mesmo se deveu a medidas de segurança e de saúde por causa do coronavírus.
Chaouat afirmou que os seus compatriotas se comprometeram previamente a respeitar um confinamento obrigatório de saúde durante 14 dias, após o regresso às suas respetivas províncias de origem.
O presidente do Observatório tunisino dos Direitos Humanos, Mustapha Abdelkebir, afirmou esperar por um fluxo crescente de Tunisinos que queiram regressar da Líbia, frisando que os casos de contaminação por Covid-19 naquele país são muito mais elevados do que os relatados oficialmente.
-0- PANA BB/DIM/DD 04abril2020