33 terroristas de Boko Haram mortos no extremo-leste do Níger
Niamey, Níger (PANA) - Trinta e três terroristas de Boko Haram foram mortos terça-feira pelo exército nigerino na área do Lago Chade (leste do Níger) e importante material de guerra em uso dos inimigos foi apreendido, segundo um comunicado do ministério nigerino da Defesa.
"Desde sábado, 9 de março corrente, as Forças Armadas Nigerinas envolvidas na luta contra o grupo terrorista Boko Haram realizam uma "grande operação de limpeza" na área do Lago Tchad. A ofensiva realizada terça-feira última, 12 de março de 2019, resultou em grandes baixas nas fileiras dos inimigos", lê-se na nota.
"Nas fileiras dos amigos, não houve perdas de vidas humanas nem danos materiais. Porém, do lado oposto, 33 terroristas mortos; um veículo blindado usado como (kamikaze) foi destruído e uma grande quantidade de material bélico e vários produtos foram recuperados", de acordo com a mesma fonte.
O ministério da Defesa Nacional, em nome do Presidente da República, Mohammadou Issoufou, chefe supremo das Forças Armadas e do Governo, endereça as suas calorosas felicitações a todas as Forças de Defesa e de Segurança, particularmente ao destacamento militar envolvido nesta operação de busca, "o que permitiu descobrir o inimigo e afugentá-lo."
A 8 de março corrente, grupos terroristas atacaram uma posição do Exército nigerino, perto de Gueskerou (extremo-leste do país), mas este último repelido corajosa e exitosamente os mesmos.
O balanço apontava para 38 terroristas e sete soldados nigerinos mortos.
Desde 2015, a região de Diffa, no extremo-leste, tem sido afetada por atos de violência da autoria da seita islamita Boko Haram, ativo na zona fronteiriça do Lago Tchad, entre a Nigéria, o Níger, o Tchad e os Camarões.
-0- PANA SA/BEH/DIM/DD 14março2019