Lomé, Togo (PANA) - Trinta e uma pessoas morreram em ataques terroristas ocorridos desde início do ano de 2023, no norte do Togo, indica um comunicado do Governo a que a PANA teve acesso..
Segundo contagens do Governo, dos 31 mortos, 11 são civis, e, além disso, durante o ano em apreço, foram registados 29 feridos e três dados como desaparecidos.
Durante o mesmo período, o Governo assinalou um ataque, sob a forma de emboscada, 11 confrontos com grupos terroristas armados, nove explosões de engenhos explosivos improvisados e 20 desativações destes artefatos mortíferos, segundoma mesma fonte.
A 23 de novembro corrente, indicou o Governo, foi reforçado o quadro regulamentar de implementação do Programa de Emergência para Fortalecimento da Resiliência e Segurança Comunitária, por forma a permitir alargar a todo o território nacional a abordagem global e holística anteriormente implementada na região da Savana, no norte.
Ataques terroristas no norte do Togo, disse a fonte, começaram em novembro de 2021 em Sanloaga, na prefeitura de Kpendjal, região de Savanes, não muito longe do Burkina Faso.
-0- PANA FAA/IS/SOC/MAR/DD 29novembro2023