Agência Panafricana de Notícias

3.000 Maurícios bloqueados por coronavírus no estrangeiro

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - Cerca de três Maurícios estão atualmente bloqueados no estrangeiro, dos quais dois mil em navios de cruzeiro, devido ao coronavírus, anunciou terça-feira à noite o Governo.

Segundo o ministro maurício dos Negócios Estrangeiros, Integração Regional e Comércio Internacional, Nandcoomar Bodha, dois voos serão fretados para Joanesburgo (África do Sul) e Paris (França), esta semana, para o seu repatriamento.

Bodha, que falava à imprensa, em Port-Louis, precisou que há cerca de 100 cidadãos maurícios bloqueados na Índia, 100 em Madagáscar, 100 na África do Sul, 50 em Paris e 100 em Londres.

No contexto internacional de encerramento dos aeroportos e espaços aéreos, vários países como a Índia e a Turquia, mas também o continente europeu, encerraram as suas fronteiras.

"Ainda somos capazes de repatriar cerca de mil Maurícios de cerca de 30 países”, garantiu o ministro.

Sobre  o plano de repatriamento do Governo, Bodha disse que o voo com destino à África do Sul vai transportar os Sul-africanos para o seu país e repatriará Maurícios de Joanesburgo.

O voo para Paris vai efetuar a entrega de vacinas destinadas a relançar a campanha de vacinação contra a gripe nas Maurícias.

Relativamente à Índia, o ministro sublinhou que um voo será fretado com destino a Mumbai para repatriar os cidadãos maurícios que estão, em Nova Delhi e em Mumbai.

"Este voo vai igualmente trazer a hidroxicloroquina, uma doação de medicamentos que as Maurícias importam.

A prioridade será dada aos estudantes e aos Maurícios que partiram em tratamento médico no sub-continente, bem como às pessoas idosas, antes de atender aos necessitados em geral, sublinhou-se.

A hidroxicloroquina é um dos medicamentos utilizados por alguns países para tratar o coronavírus.

Relativamente às campanhas de cruzeiro, indicou que o seu Governo está lembrado da sua obrigação de assistir os passageiros de cruzeiros com quem estão ligados por um contrato e velar porque recebam o apoio sanitário apropriado nestes momentos difíceis.

-0- PANA NA/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 22abril2020