Agência Panafricana de Notícias

3000 Camaroneses já repatriados da República Centroafricana

Yaoundé, Camarões (PANA) – Três mil e 75 Camaroneses já foram repatriados por via aérea da República Centroafricana (RCA), anunciou no fim de semana, em Doualá, o governador da região do Litoral, Joseph Béti Assono, igualmente presidente do Comité de Acolhimento dos Cidadãos Camaroneses provenientes da RCA.

A 13 de dezembro corrente, o Presidente camaronês, Paul Biya, ordenou a transportação para o país de todos os Camaroneses que o desejassem, depois dos confrontos atualmente em curso na República Centroafricana.

Desde então, três mil e 75 Camaroneses regressaram à casa graças a uma ponte aérea instaurada e assegurada pela companhia aérea Cameroon Airlines e pelo Exército camaronês.

O último contingente de 214 pessoas integrou na sua maioria mulheres e crianças, incluindo um bebé nascido a 25 de dezembro por volta das 17:00 horas locais, na residência do embaixador dos Camarões na capital centroafricana, Bangui.

O pai do bebé chegou com um documento manuscrito que lhe foi entregue pelo embaixador para ajudar na emissão do seu boletim de nascimento.

Chegou igualmente uma mulher de 62 anos que sofre de hipertensão e que teve uma indisposição em Doulá por não poder seguir o seu tratamento diário há quase uma semana.

Três soldados burundeses e um médico acompanhante chegaram igualmente a Doualá para serem assistidos.

-0- PANA ENG/JSG/SOC/MAR/IZ 29dez2013