30 º aniversário do desaparecimento misterioso do ex-Presidente burundês
Bujumbura, Burundi (PANA) - Uma missa de réquiem e entrega de coroas assinalaram, este sábado, em Bujumbura, a comemoração do 30º aniversário do desaparecimento do antigo presidente do Burundi, Cyprien Ntarymira, na sequência da queda de um avião sobre Kigali, capital do Ruanda , na companhia do seu homólogo ruandês da época, Juvénal Habyarimana, em circunstâncias que ainda hoje são pouco compreendidas.
O actual chefe de Estado do Burundi, Evariste Ndayishimiye, engrandeceu com a sua presença a cerimónia religiosa na “Catedral Regina Mundi” em Bujumbura e a deposição de coroas de flores no “Mausoléu dos Mártires da Democracia” onde o efêmero presidente, permaneceu em poder de 5 de fevereiro a 6 de abril de 1994.
Também foram prestadas homenagens a Cyriaque Simbizi, antigo ministro da Informação do Burundi, e ao seu homólogo do planeamento, Bernard Ciza, que morreu no mesmo avião.
Ainda não foram dadas respostas sobre as razões que levaram a delegação do Burundi a abandonar o seu próprio avião para embarcar no jacto do falecido Presidente Habyarimana, num contexto marcado por uma rebelião armada contra o seu regime.
A justiça francesa interessou-se pelo caso sob pressão das famílias dos pilotos e tripulantes do Ruanda Falcon 50, todos de nacionalidade francesa e que não sobreviveram ao acidente.
As conclusões das investigações foram alvo de controvérsia entre Paris e Kigali, nomeadamente no que diz respeito aos meandros do ataque, considerado o gatilho do genocídio no Ruanda de 1994.
-0- PANA FB/JSG 06Abr2024