Agência Panafricana de Notícias

30 mortos em explosões de veículos armadilhados no leste da Líbia

Benghazi, Líbia (PANA) - Cerca de 30 pessoas morreram e 30 outras ficaram feridas em explosões de veículos armadilhados ocorridas sexta-feira última na cidade de Al-Ghouba no leste da Líbia abalado por uma onda de violências, anunciaram fontes de segurança.

Explosões simultâneas visaram a sede da Direção de Segurança na cidade e na estação de combustível perto da casa do presidente da Câmara dos Representantes (Parlamento), Aguila Saleh, na mesma região, precisaram estas mesmas fontes.

Segundo as mesmas fontes, os mortos e os feridos foram evacuados para o hospital da cidade de Beihda, sublinhando que o balanço deste ataque é sucetível de aumentar.

As cidades líbias da região oriental, onde o Governo interino e o Parlamento eleito se instalaram, foram recentemente palco de atentados similares que fizeram numerosas vítimas.

A Líbia está confrontada com um recrudescimento de violência desde a destituição em agosto de 2011 do regime de Muamar Kadafi, devido à proliferação de armas e de milícias armadas que fazem a lei no terreno, a que se junta a emergência de organizações terroristas que pregam o islão radical como Al-Qaida e Daech (Estado Islâmico).

Esta situação é agravada por uma crise política que conduziu a um bicefalismo na liderança do Estado com dois Parlamentos e dois Governos paralelos, no oeste e no leste do país, sendo um reconhecido pela comunidade internacional.

-0- PANA BY/IS/IBA/MAR/DD 21fev2015