30 mortos em acidente de viação na Guiné Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - Trinta pessoas morreram de sábado para segunda-feira, em acidentes de viação, na Guiné, lamentou o Governo guineense.
Por conseguinte, o Governo anunciou a abertura de um inquérito para apurar as razões profundas daquilo que é considerado "uma carnificina" no país.
Segunda-feira, um cortejo do ministro da Segurança, Bachir Diallo, colidiu com um táxi numa aldeia situada no norte do país, a mais de 200 quilómetros de Conakry, fazendo 11 mortos, incluindo quatro mulheres e três meninas.
Da mesma forma, um caminhão com caixa basculante colidiu com um veículo comercial, cujos cinco passageiros morreram em Beyla (sul), a mais de 800 quilómetros da cidade capital do país.
Além disso, um outro táxi colidiu sábado último com um todo-o-terreno na prefeitura de Dubréka, a cerca de 50 quilómetros da capital, fazendo 13 mortos, maioritariamente ocupantes do veículo de transporte interurbano.
De acordo com um comunicado enviado à imprensa, o Ministério Público recomendou ao procurador-geral para abrir um inquérito a fim de esclarecer as circunstâncias em que os factos ocorreram e ir ao local sem delongas para dirigir a investigação no interesse da lei e do procedimento.
Por sua vez, o Governo criticou imediatamente o “mau comportamento” dos motoristas e a vetustez dos veículos que, a seu ver, são as causas dos diversos acidentes no país.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 14junho2022