Agência Panafricana de Notícias

30 migrantes clandestinos morrem ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Pelo menos 30 migrantes clandestinos faleceram e dezenas de outros foram socorridos quinta-feira ao largo das costas líbias depois do naufrágio dum navio que transportava cerca de 200 pessoas de nacionalidades africanas.

"Repescamos 30 corpos até agora e salvamos dezenas de outros enquanto outros tantos continuam desaparecidos na água depois do naufrágio dum navio que transportava 200 migrantes ao largo das costas da cidade de Zouara, a cerca de 160 quilómetros oeste da capital líbia, Tripoli", indicou sexta-feira um responsável dos guardas costeiros líbios.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) revelou que mais de duas mil pessoas fugidas da guerra e da pobreza foram mortas este ano na tentativa de chegar à Europa contra três mil e 279 o ano passado.

Segundo um censo efetuado pelo Ministério italiano do Interior, os passadores enviaram este ano para a Itália mais de 100 mil migrantes através do mar, estando a maioria dos traficantes sediados na Líbia onde recebem milhares de dólares pelo preço da travessia do Mediterrâneo.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 28ago2015