Agência Panafricana de Notícias

30 emigrantes desaparecem em naufrágio de barco na Tunísia

Túnis- Tunísia (PANA) -- Trinta jovens candidatos tunisinos à emigração clandestina para a Europa desapareceram na sequência do naufrágio da sua embarcação ao largo de Túnis segunda-feira, soube- se de fontes oficiais.
As fontes precisaram à PANA que cinco sobreviventes, que chegaram a costa a nado, alertaram segunda-feira de manhã as autoridades da Marsa, uma cidade balnear no norte de Túnis.
De acordo com informações recolhidas pela PANA em Túnis, os emigrantes clandestinos que vinham dos bairros próximos da capital tinham entre os 20 e 30 anos de idade.
Num total de 35 jovens, eles emprestaram uma embarcação roubada para se deslocar à Itália, mas esta naufragou pouco após a sua partida depois de ter chocado com uma rocha.
Unidades da Guarda Costeira, do Exército e da Protecção Civil foram mobilizadas na esperança de socorrer outros sobreviventes ou encontrar os corpos dos que pereceram, mas até à noite as suas buscas foram vãs.
Devido à sua proximidade das costas italianas, o litoral tunisino de mil e 300 quilómetros de cumprimento serve frequentemente de ponto de partida ou de trânsito de migrantes clandestinos magrebinos e da África Subsariana.
Vários acidentes dramáticos que fizeram numerosas vítimas foram registados nos últimos anos devido essencialmente a passadores sem escrúpulos que superlotam os migrantes em embarcações vetustas que não resistem às intempéries.