Agência Panafricana de Notícias

3 membros do Parlamento líbio suspensos por supostos laços com antigo regime

Tripoli, Líbia (PANA) - O Congresso Nacional Geral líbio (CNG, Parlamento) suspendeu três dos seus membros por alegados laços com o antigo regime do coronel Muamar Kadafi, segundo um porta-voz da recém-eleita casa legislativa.

Esta decisão seguiu-se a um inquérito levado a cabo pela Autoridade de Aplicação das Normas Nacionais de Integridade na Líbia sobre as três pessoas.

De acordo com a mesma fonte, o inquérito permitiu descobrir que os três deputados foram membros da Guarda Revolucionária de Kadafi ou estiveram implicados em actividades criminosas contra a revolução líbia de 17 de fevereiro.

Os três deputados suspensos são representantes de Tarhouna, Zliten e Obari e têm 10 dias para interpor um recurso junto dos tribunais.

Os Líbios elegeram em julho passado um Congresso Nacional Geral composto por 200 membros com a missão de preparar a Constituição do país e escolher um novo Governo.

Criada por iniciativa do antigo Conselho Nacional de Transição (CNT), a Alta Autoridade de Aplicação das Normas Nacionais de Integridade na Líbia tem por missão verificar o percurso político dos cidadãos que desejam candidatar-se a eleições ou ocupar cargos de responsabilidade.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 01set2012