Agência Panafricana de Notícias

3 candidatos concorrem a reitor da Universidade de Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Três candidatos já declaram a sua participação na primeira eleição em sufrágio direto para escolha do novo reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV, pública), prevista para 31 de janeiro, apurou a PANA terça-feira, na cidade da Praia, de fonte oficial.

O atual reitor da Uni-CV, Paulino Fortes, que se candidata à sua própria sucessão, depois de ocupar o cargo de 08 de junho de 2011 a 06 de janeiro de 2014, vai ter como opositores as docentes Amália Melo Lopes e Judite Medina do Nascimento.

De acordo com os estatutos da universidade pública cabo-verdiana, a eleição do reitor da Uni-CV passa a realizar-se por sufrágio universal, direto e secreto dos docentes, estudantes e trabalhadores não docentes com capacidade eleitoral ativa.

Uma reunião extraordinária do Conselho da Uni-CV decidiu seis círculos eleitorais, abrangendo todas as instituições do ensino superior que integram a universidade pública, sendo três na Praia, um em São Jorge dos Órgãos, na ilha de Santiago, e dois em São Vicente.

De acordo com a deliberação, haverá ainda círculos eleitorais nas demais ilhas onde se encontrem em atividade, nos termos regulamentares, estudantes, docentes ou trabalhadores da Uni-CV com capacidade eleitoral ativa.

-0- PANA CS/IZ 08jan2014