Tripoli, Líbia (PANA) - Um total de 291 migrantes clandestinos a bordo de um barco, no norte de Zawiya, a cerca de 50 quilómetros a oeste de Tripoli, dirigindo-se para as costas europeias, foram socorridos domingo pelos agentes da Guarda Costeira Líbia.
Os migrantes socorridos são de diferentes nacionalidades árabes, africanas e asiáticas, precisa um comunicado oficial, acrescentando que eles foram desembarcados na base naval de Tripoli, depois transferidos para o Órgão de Luta contra a Emigração Ilegal.
Mais de cinco mil e 500 pessoas foram intercetadas no mar e expulsas para a Líbia, desde janeiro de 2021, de acordo com estatísticas do Alto Comissariado das Nações Unidas os Refugiados (ACNUR).
País ao mesmo tempo de trânsito e destino dos migrantes clandestinos, a Líbia está exposta, nos últimos anos, a um forte fluxo de candidatos à emigração clandestina para a Europa explorados por redes de traficantes e tráfico de pessoas que se aproveitam da insegurança neste pais da África do Norte.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 10maio2021