Agência Panafricana de Notícias

29 Togoleses em observação nos Camarões por causa do vírus de Ébola

Yaoundé, Camarões (PANA) - Passageiros togoleses chegados a Douala segunda-feira depois da aterragem do avião em que viajavam para evitar um acidente de avião foram isolados por um período de 21 dias no quadro das medidas do Plano Estragégico dos Camarões contra a febre hemorrágica do Ébola, soube a PANA de fontes sanitárias.

As fontes não precisaram o local de isolamento dos passageiros que, até agora, não apresentaram sintomas da doença depois de exames médicos, mas indicaram que os Togoleses poderão ficar em quarentena durante 21 dias, duração máxima da fase de incubação do vírus do Ébola.

Desde o anúncio da presença do vírus na vizinha Nigéria, o Ministério da Saúde Pública dos Camarões realiza reuniões regulares para conter a entrada da epidemia e pediu o envolvimento de todo o mundo para que esta ação multisetorial tenha êxito.

Todas as administrações foram informadas sobre o Plano Nacional Contra o Vírus do Ébola e os aviões provenientes ou que fazem escala nos países afetados por esta doença (Guiné Conakry, Serra Leoa, Libéria e Nigéria) estão proibidos de aterragem nos Camarões.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia do vírus do Ébola causou até agora mil e 229 mortos na África Ocidental.

-0- PANA ENG/BEH/SOC/MAR/TON 20agosto2014