Agência Panafricana de Notícias

280 migrantes ilegais socorridos ao largo das costas tunisinas

Túnis, Tunísia (PANA) - Duzentos e oitenta migrantes clandestinos foram socorridos segunda-feira ao largo das costas tunisinas, dos quais 253 Tunisinos e 27 Argelinos, que tentavam rumar para as costas italianas, indica um comunicado do ministério tunisino da Defesa.

Todos os migrantes clandestinos foram entregues por unidades do exército tunisino que o intecetaram e socorreram na semana de 25 de setembro a 1 de outubro corrente, às autoridades policiais tunisinas, acrescenta o comunicado.

Por outro lado, o ministério italiano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional anunciou, sábado último, que 60 milhões de euros foram concedidos à Líbia e à Tunísia para a gestão da migração com a finalidade de controlar fluxos migratórios, refere-se.

A Itália considera a Líbia e a Itália ''como dois países importantes e decisivos na política de controlo dos fluxos migratórios ilegais'', de acordo com a nota do Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros.

Desde os eventos de 2011 e as perturbações políticas e de segurança que se seguiram na Tunísia, a gendarmaria tunisina persegue navios de migração ilegal pertencentes a traficantes locais, bem como redes de traficantes internacionais que atuam na Itália com a conivência de estruturas clandestinas na Tunísia.

-0- PANA YY/IN/IS/CJB/DD 03out2017