Trípoli, Líbia (PANA) - Duzentos e oitenta emigrantes clandestnos de diversas nacionalidades africanas naufragados foram socorridos por um patrulheiro da Guarda Costeira líbia, quando se afundavam a bordo de barcos de madeira e de uma canoa pneumática, rumo às vistas europeias, anunciou um comunicado do Estado-Maior das Forças Navais líbias.
Os emigrantes foram entregues à Polícia de Luta contra a Emigração Ilegal após o seu desembarque, precisou a mesma fonte.
Esta operação de salvamento inscreve-se no quadro dos esforços humanitários e das missões soberanas para proteger a costa líbia, prestar serviços de busca e salvamento na zona de responsabilidade líbia e salvar a vida dos migrantes ilegais no Mar Mediterrâneo, assnialou o Estado-Maior das Forças Navais.
O Órgão de Luta contra a Emigração Clandestina, no quadro do seu papel humanitário, fará o acompanhamento do processo de assistência a estes indivíduos e concluirá os processos para o seu regresso aos seus respetivos países de origem.
No total, 28.000 emigrantes clandestinos foram socorridos ou intercetados no Mediterrâneo e reconduzidos à Líbia desde o início do ano de 2021, de acordo com estatísticas da Organização Internacional para a Migração (OIM).
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 04nov2021