280 camionistas líbios bloqueados na Tunísia entram na Líbia
Túnis, Tunísia (PANA) - Duzentos e oitenta camionistas líbios bloqueados na Tunísia, desde 20 de março no posto fronteiriço de Ras Jadir, entraram finalmente na Líbia, terça-feira última, depois de um mês passado em condições difíceis do outero lado da fronteira, declarou nesta quarta-feira uma fonte de segurança tunisina.
Tinham tentado anteriormente, no mesmo dia, forçado a travessia fronteiriça para entrar na Líbia, a fim de pressionar as autoridades líbias a fim de resolverem a sua situação na perspetiva do mês do ramadão, indicou a mesma fonte.
Mas, os serviços de segurança tunisinos tinham-nos forçado a recuar para o local onde estavam estacionados durante um mês, na medida em que autoridades líbias se recusavam a deixá-los entrarem, desde o encerramento da fronteira, para impedir a propagação do novo coronavírus (Covid-19), lembrou a fonte.
Os 280 camionistas, cujos camiões estão cheios de diferentes tipos de mercadorias, tinham pedido às autoridades líbias que os deixassem passar, mesmo que isso significasse a sua colocação em quarentena sanitária.
Este movimento de camionistas líbios segue-se ao surgimento de um outro movimento de protesto liderado por centenas de Tunisinos bloqueados durante duas semanas na Líbia, que também tentaram, sábado último, num movimento semelhante, forçar a passagem fronteiriça para entrar na Tunísia, lembra a fonte.
Foram repatriados pelas autoridades tunisinas após um controlo cuidadoso efetuado a cada pessoa para se certificar do estado da sua saúde, antes de serem enviados para as suas respetivas regiões de origem.
-0- PANA YY/IN/DIM/DD 21abril2020