28 mortos em ataque armado no Sahel do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Dez soldados burkinabes morreram num ataque armado ocorrido segunda-feira contra uma base militar em Djibo (Sahel), anunciou o Exército burkinabe.
Homens armados não identificados atacaram a base do 14.º Regimento de Várias Armas de Djibo (Sahel), na manhã de 24 de outubro de 2022, anunciou o Exército num comunicado.
Elementos do regimento responderam “valentemente” retorquindo com disparos diretos e indireto dum inimigo numeroso, mas que perdeu 18 dos seus elementos.
Reforços aéreos foram desdobrados na área para garantir operações de resgate e resposta.
"O balanço provisório estabelecido aponta para 10 soldados que tombaram no campo de combates e cerca de 50 feridos foram atendidos. Do lado do inimigo, pelo menos 18 corpos de terroristas foram contados durante as operações de busca que ainda estão em andamento", lê-se no comunicado.
O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas saudou a memória dos soldados tombados e desejou rápidas melhoras aos feridos.
Ele parabenizou no entanto unidades terrestres e aéreas por sua prontidão e assegurou a opinião que todas as medidas estão a ser tomadas para se restaurar a paz.
Desde 2015, várias regiões do Burkina Faso estão confrontadas com ataques terroristas que já fizeram muitas vítimas e quase 2.000.000 pessoas deslocadas internas.
Segunda-feira, o Exército, que já lançou duas operações de recrutamento de 3.000 soldados cada, apelou ao recrutamento de 15.000 combatentes voluntários a fim de aderirem ao combate ao terrorismo.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 24out202