27 novos casos de Ébola no leste da RDC
Kigali, Rwanda (PANA) – Apesar de uma baixa recente dos casos de Ébola, no leste da República Democrática do Congo (RDC), 27 novas infeções da doença mortal foram registadas, na semana passada, nesta região afetada pela epidemia, declarou no fim de semana a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Casos confirmados foram assinalados em sete regiões sanitárias situadas em quatro zonas de saúde, designadamente Mabalako (67%), Beni (22%), Mandima (7%) e Oicha (4%).
Trata-se de um aumento substancial do número de casos registados, em relação à média de sete casos confirmados durante as três semanas anteriores, indicou a agência onusina, notando que todos os casos estavam ligados a três cadeias de transmissão.
Além disso, os peritos da saúde consideram que a maioria dos novos casos estava ligada a uma única cadeia de transmissão, na qual um indivíduo foi a fonte potencial de infeção para 17 pessoas.
Contudo, um inquérito está em curso para compreender as circunstâncias que rodeiam este caso.
Segundo informações, a semana passada registou seis novos casos entre os agentes de saúde, cinco dos quais eram médicos tradicionais, o que eleva para 169 o número total de agentes de saúde e infetados por este aumento.
Nas zonas de saúde de Beni e Mabalako, a percentagem média global de contactos sob supervisão durante os últimos sete dias voltou aos níveis observados antes dos eventos de segurança das últimas semanas.
Os novos casos elevam o total da epidemia para três mil e 340 dos quais dois mil e 210 mortos e 118 casos suspeitos que são objeto de inquérito.
No total dos casos confirmados e prováveis, 56 por cento (1881) eram mulheres e 28 por cento(941) crianças em com menos de 18 anos de idade, segundo o comunicado.
-0- PANA TWA/AR/AKA/IS/MAR/IZ 16dez2019