Agência Panafricana de Notícias

27 mortos em explosão na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - Um atentado à bomba num mercado muito frequentado em Yola, no Estado de Adamawa (nordeste da Nigéria), causou quinta-feira a morte de 27 pessoas e ferimentos a várias outras, segundo a Agência Nacional de Gestão das Emergências (NEMA).

A explosão, que ocorreu por volta das 19 horas e 45 minutos locais no mercado Gambo-Jimeta, na zona de Djiméta de Yola, é suspeito ser perpetrada pelo grupo terrorista Boko Haram, que levou a cabo ataques quase diários no nordeste desde sexta-feira, quando o novo Presidente, Muhammadu Buhari, prestou juramento.

Algumas horas antes do ataque de Yola, um suposto kamikaze fez explodir o seu veículo cheio de explosivos quando foi detido durante uma busca num posto de controlo em Maiduguri, matando vários soldados.

O Presidente Buhari, que prometeu esmagar o grupo islamita, acaba de regressar duma viagem ao Níger e ao Tchad para solicitar o apoio destes países na luta contra o Boko Haram.

O general reformado já ordenou a deslocalização do comando e do controlo do centro militar de Abuja para Maiduguri, no bastião da insurreição.

-0- PANA SEG/MTA/BEH/MAR/TON 05junho2015