Abuja, Nigéria (PANA) - Vinte sete pessoas estão detidas por atividades mineiras ilícitas no Estado de Ogun, no sudoeste do país, desde domingo, anunciou a Força Especial, recentemente instalado nesta parcela da Nigéria.
Trata-se de 17 Chineses e de 10 Nigerianos, dos quais um soba duma comunidade do Estado, de acordo com a fonte.
Estes últimos foram capturados na sequência duma operação coordenada levada a cabo em torno do eixo Ilesa e Ife, no Estado de Ogun.
O diretor de Gabinete adjunto do Governo, Abdullahi Binuyo, frisou que nenhum Governo responsável ficará inativo ao ponto de deixar a sua terra ser degradada por pessoas não autorizadas.
Sublinhou que, além das perdas económicas, os mineiros ilegais poluíram o rio Osun com metais tóxicos, tornando-o perigoso para ao consumo humana e a irrigação.
Segundo Binuyo, o Governo fará com que estes indivíduos sejam julgadas em Tribunal, a fim de pagarem uma compensação financeira relativamente aos danos causados.
No quadro das reformas económicas do Governo, os minerais sólidos são um setor maior que nós projetamos explorar. Para estas reformas funcionarem, é imperioso pôr-se termo às atividades mineiras ilegais e reforçar-se atividades de controlo, prosseguiu.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/FK/DD 4maio2020