Túnis, Tunísia (PANA) - Unidades da marinha tunisina, apoiadas por uma fragata da Guarda Nacional, resgataram 267 emigrantes irregulares na manhã de quinta-feira, incluindo 264 Bangladeshianos e três Egípcios, cujo barco estava a afundar-se no porto de Ketf, na região de Medenine, no sul da Tunísia.
De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa da Tunísia, a operação de resgate foi desencadeada depois de marinheiros tunisinos terem recebido apelos ao socorro lançados pelos ocupantes do referido barco em perigo.
Os sobreviventes, com idades compreendidas entre os 16 e 35 anos, disseram ter navegado durante a noite de quarta a quinta-feiras, na costa de Zouara, na Líbia, tentando viajar ilegalmente para a Europa, acrescentou o comunicado.
Eles foram levados ao porto de Ketf, onde a Guarda Nacional devia tomar medidas legais contra estes últimos.
Com a melhoria das condições climáticas durante este período de verão, tentativas de emigração ilegal aumentaram nas últimas semanas, principalmente nas costas da Líbia.
Durante os primeiros cinco meses do ano, a Marinha da Tunísia frustrou 224 tentativas de emigração ilegal e intercetou 1.595 Tunisinos e 1.962 estrangeiros que tentaram chegar à Itália, às escondidas.
-0- PANA BB/IS/MAR/DD 24junho2021