261 migrantes ilegais socorridos ao largo da Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Um total de 261 migrantes clandestinos de diversas nacionalidades africanas foram socorridos pelos agentes da Guarda Costeira líbia, quando eles tentavam chegar às costas europeias a bordo de um barco pneumático, anunciou a Marinha Líbia.
Num comunicado, o porta-voz da Marinha explicou que depois de ter recebido um alerta, o barco da Guarda Costeira foi equipado com meios necessários para a operação de salvamento e socorros e foi ao local para cumprir a sua missão.
A Marinha explicou que, após o fim da operação de salvamento, os agentes da Guarda Costeira líbia desembarcaram os migrantes na base naval de Tripoli, antes de os transferir todos para o Órgão da Luta contra a Emigração Clandestina na Líbia.
A mesma fonte indicou que o Órgão de Luta contra a Emigração Clandestina, no quadro do seu papel humanitário, seguirá o processo de assistência destes migrantes até à conclusão dos procedimentos para os repatriar.
A Marinha líbia afirmou que a operação, tal as anteriores, inscreve-se no quadro dos esforços humanitários e tarefas soberanas que visam proteger as costas líbias, prestar serviços de buscas e salvamento na zona de responsabilidade líbia e salvar a vida dos migrantes.
Mais de sete mil pessoas foram recambiadas para a Líbia, desde janeiro de 2021, segundo estatísticas do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
A Líbia está exposta, nos últimos anos, a um fluxo importante de migrantes clandestinos, devido à sua posição de país de trânsito e destino dos migrantes.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 23maio2021