26 mortos em incursão de milícias CODECO na RD Congo
Kinshasa, RD Congo (PANA) – Vinte e seis pessoas morreram e 11 outras ficaram feridas, em balanço provisório de uma incursão da milícia CODECO na aldeia de Gigene, província congolesa do Ituri, anunciaram sábado fontes locais
Gigene fica a cerca de 10 quilométros ao sul de Abombi, no agrupamento Wazabo situado a oito quilómetros do distrito rural de Mongwalu, em território de Djugu, a cerca de 85 quilómetros norte de Bunia.
A ataque ocorreu sexta-feira, entre 19:30 e 21:30 horas locais, e os assaltantes massacraram várias pessoas e feriram 12 outras, precisou a fonte, acrescentando que os feridos foram evacuados para o hospital de Itendeim, antes de um deles sucumbir aos ferimentos sábado.
Segundo o administrador local, Jean-Pierre Bikili Sende, os agressores também pilharam sistematicamente os comerciantes que exercem as suas atividades na pequena aldeia e incendiaram várias casas.
"As forças de defesa e segurança e já estão desdobradas na zona para proteger a população que ainda está sob o choque”, disse.
O Governo e a Força de Resistência Patriótica do Ituri (FRPI) assinaram, na mesma sexta-feira, um acordo de paz em Gety, a cerca de 60 quilómetros de Bunia (Ituri).
A 2 de fevereiro último, mais de 350 milícias CODECO, que estavam no sítio de trânsito no centro comercial de Kpadroma, voltaram às matas para continuar a luta armada.
Há pouco, numa carta, estas milícias lançaram um ultimato de sete dias ao Governo congolês para exigir o respeito pelo acordo que afirmam ter assinado com as autoridades congolesas.
Contudo, o Governo provincial do Ituri promete que as operações militares serão intensificadas no caso de as milícias não aderirem ao processo de rendição.
-0-PANA KON/BEH/MAR/IZ 01março2020