Agência Panafricana de Notícias

26 mil Guineenses do Senegal visados por candidatos às presidenciais

Dakar- Senegal (PANA) -- Os candidatos às eleições presidenciais na Guiné- Conakry, previstas para 27 de Junho próximo e cuja campanha começou segunda- feira, vão tentar atrair também os sufrágios de cerca de 26 mil eleitores guineenses oficialmente recenseados no Senegal.
Em Dakar, a campanha para estas presidenciais apresentadas como o primeiro escrutínio livre desde a independência do país, em 1958, começou timidamente, por reuniões nas sedes dos partidos.
Para os militantes do candidato da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG), Cellou Dalen Diallo, por exemplo, a campanha vai arrancar realmente sábado, data limite para a apresentação das candidaturas.
Além de um comício, a UFDG previu um torneio de futebol, noites folclóricas, visitas de proximidade e de cortesia junto das associações e sábios, emissões de rádio e televisão, jornadas portas abertas, bem como sessões de formação de eleitores sobre o desenrolar do escrutínio.
Os outros partidos fortemente representados no Senegal são a União para o Progresso e Renovação (UPR) de El Hadj Ousmane Bâ, a Coligação do Povo de Guiné-Conakry (RPG) de Alpha Condé, o Partido da Esperança para a Democracia Nacional (PEDN) de Lansana Kouyaté e a União das Forças Republicanas (UFR) de Sidya Touré.