26 candidatos presidenciais validados na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) – A Instância Superior Independente para as Eleições (ISIE), na Tunísia, anunciou sábado a validação definitiva de 26 candidatos às presidenciais antecipadas de 15 de setembro corrente.
Na sequência deste ato de validação, a campanha eleitoral vai iniciar-se segunda-feira para terminar a 13 de setembro, antes da realização do escrutínio, a 15 do mesmo mês, e do anúncio dos resultados provisórios a 17, precisou a ISIE.
O sorteio sobre a organização dos debates televisivos em direto entre os candidatos que serão difundidos pela primeira cadeia pública foi efetuado, sábado à noite, na presença dos representantes da ISIE e da Alta Autoridade do Audiovisual.
Estes debates organizados pela primeira vez, na Tunísia, vão realizar-se de 7 a 9 de setembro corrente.
O Presidente interino da Tunísia, Mohamed Bennaceur, apelou aos candidatos às eleições presidenciais para demonstrar responsabilidade e evitar tudo o que seja suscetível de causar a violência durante a campanha eleitoral.
Bennaceur, que falava sexta-feira à noite, abordou a questão ligada à detenção de um dos candidatos, o que, segundo ele, suscitou vastas críticas nos meios políticos, sindicais e mediáticos do país, “provocando dúvidas sobre a credibilidade do escrutínio”.
Ele defendeu a neutralidade da administração a níveis nacional, regional e local, garantindo que todas as medidas foram tomadas para uma campanha e um escrutínio calmos e seguros.
-0- PANA YY/IN/BEH/FK/IZ 1set2019