Cotonou, Benin (PANA) - Menos de 27 dos 100 eleitores recenseados votaram para as eleições presidenciais de domingo último no Benin, de acordo com uma avaliação publicada segunda-feira à noite pela Plataforma eleitoral das organizações da sociedade civil.
O processamento dos dados recebidos de mil 281 observadores, dos mil 470 destacados para o efeito, mostra "uma taxa de participação global de 26,47 por cento e de 10,58 por cento para a participação das mulheres", revelou esta plataforma.
A maior participação de 99,68 por cento foi registada na PV01, EPP Kindji, Zoungamè, Aguegués, Ouemé (sudoeste), enfatizou.
" O carácter não inclusivo das eleições e o medo da violência eleitoral no dia das mesmas foram as duas principais causas da baixa afluência participativa para as urnas", acrescentou.
A estrutura sublinhou que as violências pré-eleitorais observadas e a sua amplitude traduzem igualmente frustrações geradas desde 2019 pela "conduta não consensual" das reformas eleitorais e políticas no país.
Porém, quatro milhões 958 mil 850 Beninenses eram esperados domingo último nas urnas instaladas em todo o Benin
Três duplas de candidatos participaram na consulta eleitoral, designadamente a de Patrice Talon-Mariama Talata, a de Kohoué Corentin-Irené Agossa e a de Soumanou Alassane Dimba- Paul Hounkpè.
-0- PANA IT/JSG/DIM/DD 13abril2021