Agência Panafricana de Notícias

25ª cimeira franco-africana arranca em Nice

Nice- França (PANA) -- A 25ª cimeira franco-africana, igualmente denominada este ano "Cimeira do Cinquentenário das Independências", iniciou os seus trabahos segunda-feira à tarde, no Palácio do Mediterrâneo de Nice (sul de França), na presença de várias dezenas de chefes de Estado africanos, constatou a PANA no local.
Justificando os temas da cimeira, o anfitrião do encontro, o Presidente francês Nicolas Sarkozy, considerou que o seu país e África "têm coisas a dizer-se, um destino comum", uma realidade que as duas partes devem assumir no qadro "duma relação de parceria descomplexada".
Nicolas Sarkozy defendeu, por outro lado, uma reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cuja configuração actual não comporta nenhum membro permanente africano.
Quanto à paz e segurança no continente ameaçada pelo terrorismo e pelos diversos tráficos, Sarkozy enalteceu o "papel positivo" da União Africana (UA) "que permitiu a cessação das intervenções militares exteriores", congratulando-se ainda com o redesdobramento e a retirada progressiva das forças francesas presentes em África.
Sobre a questão das mudanças climáticas e desenvolvimento, o Presidente francês insistiu na exigência do respeito pelos compromissos de Copenhaga bem como por todos os protocolos relativos às mudanças climáticas.