254 emigrantes trazidos de volta à Líbia em uma semana, diz OIM
Tripoli, Líbia (PANA) - Duzentos e cinquenta e quatro novos emigrantes clandestinos foram socorridos ou intercetados no mar e trazidos de volta à Líbia entre 1 e 7 de maio corrente, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A OIM ilustrou, com estes dados, um recrudescimento do fenómeno migratório clandestino a partir do território líbio para as costas europeias através do Mar Mediterrâneo, aproveitando-se da época estival.
Uma publicação atualizada da situação marítima na Líbia pelo gabinete da OIM indica que, desde janeiro último, 4.715 emigrantes foram trazidos de volta à Líbia por guardas costeiros líbios, incluindo 4.091 homens, 138 rapazes menores de idade e 436 mulheres, incluindo 50 meninas menores de idade.
A mesma fonte informa que 114 emigrantes morreram durante a travessia, enquanto 438 estão dados como desaparecidos entre 1 de janeiro e 7 de maio corrente.
Segunda-feira à noite, 83 emigrantes foram socorridos por forças navais líbias ao largo da costa ocidental da Líbia e trazidos de volta à terra firme, de acordo com o Quartel-General da Marinha líbia.
País ao mesmo tempo de trânsito e de destino de emigrantes, a Líbia está confrontada, nos últimos anos, com ondas migratórias clandestinas determinadas a atravessar o Mediterrâneo rumo às costas europeias.
Estes viajantes ilegais acabam sempre por ser vítimas de redes de contrabando e de tráfico de pessoas que se aproveitam da insegurança neste país da África do Norte, resultante do colapso dos órgãos de segurança e militares, no rescaldo da revolução da 17 de fevereiro de 2011, para explorar estes indivíduos vulneráveis.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 11maio2022