Cotonou, Benin (PANA) - Vinte e cinco pessoas, suspeitas de atos de cibercriminalidade, acabam de ser detidas em Abomey-Calavi (nordeste de Cotonou), informou o diário La Nouivelle Tribune (privado).
Aquando da sua detenção, a Polícia apreendeu vários aparelhos eletrónicos, dos quais 40 computadores e mais de 25 telemóveis, segundo a mesma fonte.
Os suspeitos foram colocados em detenção vigiada antes de serem transferidos para o Centro Nacional de Investigações Digitais (CNIN, sigla em francês), devendo depois ser apresentados a um Procurador Especial do Tribunal de Repressão das Infrações Económicas e do Terrorismo (Criet).
Há alguns anos, o Benin leva a cabo uma luta desenfreada contra a cibercriminalidade, tendo registado um aumento de processos contra os autores perante o Criet.
Desde a criação deste jurisdição, em julho de 2018, no total, ela já examinou, no total, 1.956 processos ligados à cibercriminalidade.
Segundo as estatísticas publicadas por esta jurisdição, há uma progressão constante do número de processos ligados ao mesmo mal, ou seja, 347 em 2022, 415 em 2023 e 576 até 17 de setembro de 2024.
-0- PANA IT/IS/SOC/DD 20out2024