Agência Panafricana de Notícias

248 migrantes clandestinos expulsos da Líbia para Sudão

TrIpoli, Líbia (PANA) - Cerca de 248 migrantes acolhidos num centro de retenção para emigrantes clandestinos em Koufra, no extremo sul da Líbia, foram expulsos para o Sudão a partir do posto fronteiriço terrestre al-Talab comum aos dois países, indicaram quinta-feira responsáveis locais.

Este repatriamento enquadra-se numa ampla campanha visando expulsar da cidade pessoas em situação irregular, afirmou o chefe do centro de retenção de Koufra, Ali Boughazala.

Acrescentou que esta decisão é motivada pelo facto de que a maioria dos migrantes clandestinos detidos são portadores de vírus da sida, da hepatite e outras doenças infeciosas contagiosas.

Desde dezembro de 2013, 110 migrantes clandestinos de diversas nacionalidades africanas foram detidos na cidade de Tobrouk, no leste da Líbia, país ao mesmo tempo de trânsito da emigração.

A Líbia faz face a uma grande onda de chegadas de migrantes clandestinos desde a destituição do regime de Muamar Kadafi em agosto de 2011, após 42 anos de poder absoluto., por uma revolução popular lançada a 17 de fevereiro do mesmo ano.

As autoridades líbias procedem diariamente à detenção de centenas de migrantes dos países da África Subsariana colocando-os em centros de retenção antes da sua recondução à fronteira.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 11dez2014